Mármore Sintético – O que é e por que é utilizado na fabricação de tanques e pias?
O mármore sintético tem sido amplamente utilizado na elaboração de tanques e pias. Isso se deve não só somente pelo material, como também pelas inúmeras vantagens que ele possui. No entanto, por se tratar de um produto relativamente novo, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a ele.
Assim, ao longo deste post iremos explicar o que ele é e porque é utilizado na fabricação de tanques e pias. Dessa forma, você poderá obter mais informações sobre esse tipo de mármore e poderá aproveitar todas as vantagens que ele oferece. Confira:
Mármore Sintético – o que é?
O mármore sintético ou marmorite, como também é conhecido, nada mais é do que uma alternativa industrializada do famoso mármore. Isso faz com que ele tenha um custo reduzido se o compararmos com a matéria-prima original.
No que diz respeito a sua composição, o mármore sintético consiste em aproximadamente 90% de pó ou partículas de mármore natural. É esse elevado percentual que faz com que ele tenha uma aparência e vantagens semelhantes às do mármore original.
Assim, pode-se afirmar que esse tipo de mármore é apenas uma mistura do pó e pequenos pedaços da pedra de mármore com uma espécie de pasta com resina. O que atribui maior resistência ao material, tornando-o ideal para a fabricação de produtos como tanques e pias.
Principais vantagens do mármore sintético numa obra
Diante dessas características do mármore industrializado, é necessário esclarecer quais são as principais vantagens que ele pode oferecer. De maneira geral, ele é uma excelente opção para a fabricação de tanques e pias. Veja abaixo os principais motivos disso:
Grande resistência à manchas
Essa é sem dúvida um dos principais motivos que fazem com que o mármore sintético seja amplamente utilizado na fabricação de tanques e pias. De acordo com estudos, esse tipo de pedra possui baixíssima porosidade em sua superfície.
O que isso significa? Que o material é altamente resistente ao surgimento de manchas. Sobretudo, quando entra em contato com alimentos e bebidas muito pigmentadas. Por exemplo: vinhos, sucos e até mesmo café. Isso impossibilita que ele seja usado na produção de pias, por exemplo.
Em contrapartida, se algum desses alimentos entrasse em contato com uma superfície elaborada a base de mármore, ela seja manchada de maneira quase instantânea.
O mármore natural, diferente do sintético, exige que seja aplicado um material específico para selar a superfície e para que ela fique totalmente protegida de possíveis manchas. Isso implica diretamente no aumento do custo da produção e do produto final.
Possui maior resistência à impactos
Ainda existem pessoas que deixam de aproveitar todas as vantagens que esse mármore artificial oferece, pelo simples fato de pensar que ele é mais frágil que o natural. O que eles não sabem é que isso não passa de um terrível engano.
De acordo com pesquisas realizadas na área, ficou comprovado que o mármore sintético possuem uma resistência muito mais elevada do que o natural. Assim, as possibilidades das peças de mármore artificial de sofrerem prejuízos caso sofram um impacto são menores.
Isso faz com que o produto seja perfeito para a elaboração de alguns produtos de uso doméstico e que estão sujeitos à impactos, tais como os tanques e as pias. É preciso estar ciente sobre isso para não evitar a compra de um produto de baixa qualidade.
Menor preço
Apesar de todas as vantagens que podem ser obtidas com o uso do mármore sintético, esse material ainda se destaca pelo seu baixo custo. Isso mesmo! Ao optar por esse tipo de produto, você poderá ter beleza e versatilidade sem precisar gastar muito com isso.
De maneira geral, esse produto pode chegar a menos da metade do valor de uma pedra de mármore natural. Assim, ele ideal para quem deseja fazer uma reforma na casa e não deseja investir muito dinheiro em produtos como tanques e pias.
O seu excelente custo-benefício é sem dúvida um dos principais motivos que fazem com que ele seja utilizado no acabamento de banheiros, lavanderias e até mesmo de cozinhas.
Afinal, ele não só é bonito. O mármore sintético se harmoniza com os mais diversos ambientes, como também possui uma grande durabilidade e resistência. Aspectos esses que são imprescindíveis para quem está a procura de tanques e pias de alta qualidade e inovação.
Por que o mármore sintético é utilizado na fabricação de tanques e pias?
Devido às características do mármore sintético, ele passou a ser utilizado, não só como forma de revestir os pisos e paredes, como também na fabricação de tanques e pias. Sobretudo devido ao fato dele ser um material durável e altamente resistente.
Graças a isso, foram desenvolvidos inúmeros modelos de tanques e pias, capazes de se adequar nos mais variados ambientes. Hoje, a maioria dos especialistas prefere usar esse tipo de produto como alternativa ao mármore natural.
Outro aspecto que faz com que o mármore sintético seja utilizado na fabricação de tanques e pias diz respeito ao fato de que ele deixa a peça mais lisa. É semelhante às peças de louça, mas com detalhes únicos feitos pelo material.
Além disso, o mármore desenvolvido de maneira sintética ainda tem uma característica que precisa ser levada em consideração. Ele é muito mais leve e os produtos elaborados com base nele são de fácil instalação.
Ao longo deste post você descobriu o que é e porque o mármore sintético é tão utilizado na fabricação de tanques e pias. Agora, tudo que você precisa fazer é conhecer os modelos que se adequam perfeitamente ao ambiente.
Assim, você poderá aproveitar ao máximo todas as vantagens que esse tipo de produto oferece a você. Uma última dica é escolher as peças de um fabricante com experiência no mercado para garantir a qualidade da mesma. Então, o que acha de adquirir o novo tanque ou pia com esse material resistente, durável e bonito?
Se tiver alguma dúvida, não hesite em comentário nos campos abaixo. Será um prazer ajudá-lo a conhecer mais sobre o mármore sintético!
Deixe uma resposta